Chapada

IMG_7604

Localizado às margens da Estrada Real, a 17 km de Ouro Preto-MG, próximo ao distrito de Lavras Novas, está a localidade de Chapada. O lugarejo é visitado por muitos turistas que chegam a busca de tranqüilidade e contato com a natureza. Cerca de 40 casas em meio às montanhas acolhem os mais de100 habitantes.

A cachoeira do Castelinho, uma das mais belas da região é muito freqüentada e para chegar é preciso de mais ou menos 10 minutos caminhada descendo as montanhas. Mas a beleza que atrai tem também motivos para preocupação, pois, o crescimento turístico traz também a inconseqüência de alguns que, sem a mínima noção de preservação da natureza, levam consigo produtos industrializados e deixam suas embalagem para traz. Latas de cerveja, pacotes de plástico e restos de carvão são as provas da falta de respeito com o ambiente.

Outro problema é a investida de alguns desavisados pelas matas e montanhas sem a instrução de um guia local, que conhece a região devido ao trabalho de reconhecimento realizado previamente. É impossível, sem o conhecimento devido, não se perder na imensidão de montanhas e matas fechadas, portanto é sempre necessário o apoio de pessoa devidamente treinada.

Uma opção para quem gosta de acampar é o Camping do Chará, de propriedade de Sérgio Romão Pereira, onde você conta com segurança, amplo gramado sombreado, barzinho, cozinha com fogão à lenha, banheiro com água quente e ainda roteiros para passeios ecológicos em meio a cachoeiras, montanhas e muita mata nativa.

Lembre-se sempre: A natureza agradece seu respeito e carinho. Não deixa para trás o que levou e leve de lá somente as boas lembranças.

Fonte: http://www.jornalvozativa.com/chapada-encanto-e-tranquilidade-em-meio-as-montanhas/